A importância da gestão por processos



A tão falada - e pouco aplicada - Gestão por Processos melhora o desempenho das organizações em diversas etapas do seu desenvolvimento. 

 Apesar do aumento do número de empresas que adotaram a gestão por processos, ainda nem todas o fazem da forma mais eficiente, de forma a gerar vantagens realmente competitivas.

O objetivo deste artigo é explicar, de forma simples, alguns conceitos relacionados com este tipo de gestão. 

 A Gestão por Processos nada mais é do que uma forma de gerir as atividades do dia a dia. 

Os negócios acontecem, num mercado em que coexistem várias empresas, com diferentes segmentos e abrangências. 

As empresas recebem inputs (informações ou matérias-primas) que são transformados. Após essa transformação, são entregues ao cliente final, que espera qualidade. 

Para que todo este processo ocorra de forma adequada é necessário um acompanhamento contínuo de todas as fases, em paralelo com uma gestão dos processos de transformação eficaz. 

É necessário que a empresa tenha estabelecida a sua visão de futuro e que conheça os processos que realmente agregam valor, ou seja, aqueles que fazem parte do seu core business. Estes processos principais devem estar totalmente alinhados com as estratégias organizacionais. É importante salientar que os processos são os responsáveis pela execução da estratégia.

Vantagens da sua aplicação: 

• Facilidade e agilidade na execução dos processos; 
• Implementação de melhorias; 
• Eficiência; 
• Alcance da visão corporativa; 
• Oferta de produtos e serviços de qualidade. 

 Concluindo, tudo que é executado deve ser bem conhecido e entendido por todos. Só desta forma é que se obtém um melhor desempenho. Melhores desempenhos são a garantia de bons resultados. 

O Jurisflow e ToBeFlow, cada um no seu setor de atividade, são plataformas completas que lhe permitem implementar a Gestão por Processos. 

Peça-nos mais informações!